Sobre este projecto
O Kumbh Mela é o festival religioso mais importante para o hinduísmo e o maior ajuntamento de pessoas que ocorre no planeta. É realizado rotativamente, a cada três anos, num dos quatro lugares sagrados: Haridwar, Allahabad, Nashik e Ujjain. O maior ocorre a cada doze anos em Allahabad, no estado do Uttar Pradesh.
As pessoas vêm ao festival para se banhar no rio sagrado e purificar a sua alma. O principal local para esse banho é o chamado Sangam, a confluência do rio Ganges, Yamuna e o mítico Saraswati (um rio subterrâneo, que só é referido nos escritos e não existe fisicamente).
O Kumbh Mela é também uma excelente oportunidade para chegarmos perto dos Naga Sadhus, os homens santos que vivem geralmente isolados do mundo real, circulam completamente nus e usam as famosas Jaṭā (volumosas e compridas tranças). Para ser abençoado com as suas cinzas sagradas, ou até manter algum tipo de conversação, basta visitar uma das muitas Akharas (espaços de diferentes seitas / correntes religiosas), onde estes Naga Sadhus passam o tempo a meditar, receber pessoas, fumar algum tipo de substância com capacidade alucinógena ou apenas a cuidar uns dos outros.
O Mauni Amavasya Snan (dia do banho principal no Sangam) é considerado o dia mais auspicioso durante todo o festival, sendo que em 2013 foi comemorado a 10 de Fevereiro, com cerca de 30 milhões de peregrinos.
Local: Allahabad, Uttar Pradesh, Índia
Material Usado: Canon EOS 5D Mark II, Canon EOS 40D e várias lentes.
Ano: 2013